terça-feira, 28 de abril de 2015

Cinemandoadois #28: Os Vingadores: A Era de Ultron (The Avengers: Age of Ultron, 2015)

Um dos filmes mais aguardados finalmente chegou aos cinemas de todo o mundo. Os Vingadores: A Era de Ultron é dinâmico, intenso e longo.



A era dos heróis de quadrinhos nos cinemas irá perdurar por algumas décadas ainda e, sem dúvida, Os Vingadores é o maior destaque entre todos, por unir quase todo o universo da Marvel e impressionar com a grande quantidade de fãs.

A era de Ultron, segundo filme, agrupa novamente todos os cinco principais vingadores, Capitão América (Chris Evans), Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johansson) e Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). Eles tentam cessar e derrotar o vilão robótico alienígena Ultron (voz de James Spader), construção de Tony Stark que não dá certo, e que quer extinguir os humanos. 
No embate, eles contam com a ajuda de Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e Visão (Paul Bettany).


O desenvolvimento do filme é impressionante, com um dinamismo que nos faz sentir dentro de um quadrinho. A Era de Ultron é um entretenimento de primeira linha, que se nega em cansar o telespectador em suas quase 3 horas de filme.

As cenas de luta são intensas e extensas até demais, principalmente da parte final que reúne explosões, alienígenas robôs, diferentes nacionalidades, tudo junto em uma longa cena de batalha de muita qualidade, com efeitos especiais perfeitos, mas ainda assim muito longa.


Não há muito o que comentar da atuação, só que é o melhor grupo de heróis já feitos no cinema, eles possuem carisma e desenvolvimento durante o filme, tanto em grupo como individual.
Há mais destaque para a Viúva Negra e o Gavião Arqueiro, personagens que não possuem filmes individuais, e, por isso, é muito interessante descobrir sobre o passado desses vingadores que até então não tinham muita evidência na tela. 

O roteiro usa muito do humor, mais que o primeiro filme, muitas vezes até mesmo brincando com os próprios exageros em cena. 
Porém, o mais interessante do enredo é o fato de abordar temas mais complexos, como a maldade humana, ordem e caos, controle e liberdade. Assuntos discutidos sem deixar a ação e o dinamismo das cenas. 


Assim, Vingadores: Era de Ultron, é uma dessas continuações para deixar qualquer fã de quadrinhos satisfeito e os que não são ficam empolgados também, consegue agradar no exagero, mesmo nos descontroles efeitos especiais.

Nota: 8 / 10




Informações Gerais:
Diretor: Joss Whedon
Roteiro: Joss Whedon, Stan Lee e Jack Kirby
Os usuários do site IMDB deram nota média de 8,3 / 10
Nas críticas especializadas do site Rotten Tomatoes o filme teve 74% de aprovação, com 64 positivas e 23 negativas.

Obs1.: Vingadores 3 e 4: Sequências de Era de Ultron serão filmadas no final de 2016.
Obs2.: Para ajudar a esconder a gravidez de Scarlett Johansson, três dublês foram contratados. Isso causou muita confusão entre os outros atores, já que, segundo eles, todas as mulheres dublês pareciam muito com Johansson
Obs3.: Ao invés de fazer um sotaque, James Spader usou sua voz natural na caracterização vocal do personagem Ultron.
Obs4.: Este filme tem o maior número de cenas VFX para qualquer filme da Marvel até hoje. Tem mais de 3.000 cenas de efeitos especiais.





2 comentários: