terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cinemando Listas #1: Próximos 6 filmes que você não pode perder.

Todo final de ano começa a corrida para as premiações do próximo ano, principalmente do Oscar. Temos as estreias dos considerados melhores filmes do ano, aqueles feitos para concorrer aos grandes prêmios.

Porém, muitos longas são feitos tão sob medida para ganhar indicações, que muitas vezes influencia na qualidade. Por isso, elaborei uma lista com as 6 grandes estreias de filmes que, em minha opinião, serão os mais interessantes para assistir.

1.    Boxtrolls (2 de outubro, 2014)

Dos criadores de Coraline e ParaNorman, o filme conta  a história da família Boxtrolls, seres que vivem dentro de caixas, que por coincidências do destino acabam criando um humano, um órfão chamado Eggs (voz de Isaac Hempstead-Wright). Porém, na cidade de Cheesebridge existe o poderoso vilão Archibald Snatcher (voz de Ben Kingsley) que tem o objetivo de acabar com os Boxtrolls.  Assim, Eggs mais sua nova amiga Winnifred (Elle Fanning) lutam para salvar os Boxtrolls.


A plot pode parecer infantil e até mesmo previsível, mas vale a pena só por ser um filme dos criadores das animações mais incríveis que conheço, feitas de massinha e em stop motion.

2.   Garota Exemplar (Gone Girl, 2 de outubro, 2014)

Dirigido pelo aclamado David Fincher e baseado no livro best-seller de Gillian Flynn, o filme é sobre um casal que se muda para uma nova cidade, porém a esposa Amy (Rosamund Pike) não queria se mudar e não gosta da nova vida. Até que ela desaparece, o principal suspeito é o marido Nick Dunne (Ben Affleck).


Esse filme é um dos mais aguardados do ano por ser uma ótima história, mas, principalmente, por ser dirigido pelo talentoso David Fincher. O longa já tem 85% de aprovação no Rotten Tomatoes.

3.   O Juiz (The Judge, 16 de outubro, 2014)

Provavelmente o filme que dará a Robert Downey Junior uma estatueta.
Na trama ele vive o advogado Hank Palmer, que retorna para sua cidade natal, em que o pai, o juiz da cidade (Robert Duvall) e com quem tem uma relação ruim, é suspeito de um assassinato.


Adoro quando o filme me surpreende e parece que vai tratar de um assunto, mas o objetivo é outro. Esse parece ser um desses exemplos. O que me preocupa é o diretor, David Dobkin, que está mais acostumado a dirigir filmes de outros estilos.

4.    St. Vicent (24 de outubro, 2014)

Maggie (Melissa McCarthy), uma mãe solteira, muda para sua nova casa no Brooklyn em Nova York com seu filho de 12 anos, Oliver (Jaeden Lieberher). Por ter que trabalhar por muitas horas, ela é obrigada a deixar o filho aos cuidados de seu novo vizinho Vincent (Bill Murray), um ex-militar alcoólatra e viciado em jogos. Disso uma grande amizade surge entre o garoto e Vincent, o que o leva a conhecer sua rotina de bares e clubes de striptease.


O diretor é o estreante Theodore Melfi, mas o que realmente importa é a participação de Bill Murray, que consegue ser, quase sempre, incrível, o que já faz valer a pena.

5.    Interestellar (Interstellar, 6 de novembro, 2014)

Novo filme do Christopher Nolan conta a distopia, em um mundo em que a terra está em seus últimos dias, os recursos estão acabando e o planeta irá acabar. Por isso um grupo de pesquisadores iniciam uma missão afim de descobrir o que existe através da galáxia. 


Para a realização do filme, Nolan contou com a ajuda e orientação do físico Kip Thorne, que assina a produção executiva. Aliás o longa é baseado nas teorias cientificas desse físico, especialista em Teoria da Relatividade. Todo esse cuidado e pesquisas na produção de Interestellar já faz valer a pena.

6.    Wild (5 de dezembro, 2014, EUA)

O filme é uma adaptação ao cinema do livro de Cheryl Strayed. Conta a história de da própria Strayed, quando ela decide reconstruir sua vida, em uma missão de autoconhecimento, após a morte da mãe e o fim do casamento. Ela percorreu a trilha que se estende da fronteira do México até a fronteira com o Canadá.


Dirigido por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas) e estrelado por Reese Witherspoon, o longa me parece ser encantador, em que a protagonista irá se desafiar constantemente, nessa caminhada quase impensável de se fazer. 

Observação: preciso, ainda, fazer menção a outros 3 filmes, “The theory of everything” (A teoria sobre tudo), “The Imitation Game” (O jogo da imitação) e Rio, eu te amo. Esses filmes só não entraram na lista por ter o lançamento apenas em 2015, o outro por não ter previsão de estreia no Brasil e o último por ter questionamentos sobre a qualidade (mas ainda acho que será um filme incrível).

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Bastidores de Corações de Ferro (Fury) deixa mais ansiedade no ar

Brad Pitt volta a matar Nazistas nesse aguardado filme sobre a Segunda Guerra

Já é conhecido de Hollywood que a fórmula filmes da segunda guerra atrai público, ainda mais com uma história de americanos matando nazistas, e fica mais excitante ainda quando colocam Brad Pitt para puxar o gatilho! 
Desde o épico Tenente Aldo Raine, de Bastardos Inglórios, (Spoiler) que matou Hitler queimado em um cinema (Spoiler), Quentin Tarantino mostrou ao mundo que Pitt é o cara certo na hora em que começa o combate. 



Durante o final da Segunda Guerra Mundial, um grupo de cinco soldados americanos é encarregado de atacar os nazistas dentro da própria Alemanha. Apesar de estarem em quantidade inferior e terem poucas armas, eles são liderados pelo enfurecido Wardaddy (Brad Pitt), sargento que pretende levá-los à vitória, enquanto ensina o novato Norman (Logan Lerman) a lutar.

Novo featurette dos bastidores de Corações de Ferro mostra em detalhes o poderoso Tiger tank e o processo de criação e gravação do filme



Dê uma olhada:




O longa tem direção e roteiro de David Ayer (O Rei da Rua). O elenco é formado por Brad Pitt, Logan Lerman, Shia LaBeouf, Jon Bernthal, Michael Peña, Scott Eastwood, Jonathan Bailey, Branko Tomovic, Adam Ganne, Laurence Spellman e James Henri.

A estreia acontece no dia 14 de novembro de 2014 nos EUA, e a previsão é de 5 de fevereiro de 2015 no Brasil.






domingo, 28 de setembro de 2014

Cinemandoadois #2: Frank


Frank é o que se chama de trágica comédia, comédia drama, ou na ordem que preferir. 

A história gira em torno de Jon (Domhnall Gleeson), um jovem aspirante a músico. Por coincidências, Jon se junta a banda Soronprfbs, liderada pelo excêntrico Frank (Michael Fassbender), um músico que, por questões misteriosas, nunca tira a máscara de papel machê com o formato de cabeça gigante.   
Na trama, a banda viaja para uma espécie de refúgio, para que Frank e os integrantes produzirem um novo álbum. Nesse 11 meses que se passam Jon cria muita admiração por Frank, e desentendimentos com Clara (Maggie Gyllenhaal).

A grande cabeça que o personagem principal usa é inspirada em Chris Sievey, um famoso músico e comediante, que usava a cara de papel machê ao interpretar o personagem Frank nos anos 50. O filme combina alguns elementos da vida do comediante, mas não se pode dizer que é baseado nele.


Com um senso de humor ácido, mas ao mesmo tempo leve, com bons diálogos, que oscila entre o drama e a comédia de maneira muito sagaz, sem que fique muito representativo, Frank é certamente um filme peculiar, que consegue impressionar com as ótimas atuações de Fassbender e do jovem ator Domhnall Gleeson.
Porém, nem todos os atores estão incríveis, a Maggie Gyllenhaal (Clara), que na história é apaixonada por Frank, interpreta  um personagem muito agressivo e retraído, não deixa espaço para a proximidade e identificação do motivo das suas ações.


 Mesmo demonstrando ser um longa surpreendente, o filme desliza um pouco no decorrer da trama, com soluções de ritmo previsíveis, mas quando vai caminhando para o final começamos a compreender qual é a pretensão, com uma cena incrível, que consegue, de forma delicada, demonstrar a sensibilidade dos personagens e do roteiro. 
Fica claro que o filme não é apenas sobre música, mas principalmente sobre o autoconhecimento e a necessidade de perceber e entender outras pessoas sem julgamentos e rótulos.

Nota: 9 / 10

Informações gerais
Diretor:  Lenny Abrahamson (jornalista e diretor de cinema)
Tempo: 95 min
Os usuários do IMDB deram a nota de 7,1 / 10
No Rotten Tomatoes teve uma aprovação de 92% e nota média dos usuários de 7,5 / 10



quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Tim Burton menos sombrio em seu novo filme



Foi divulgado essa semana o primeiro trailer do novo longa do diretor Tim Burton (Eduardo Mãos de Tesoura, Alice no país das Maravilhas) chamado “Big Eyes”.
O filme, baseado em fatos reais, conta a história da pintora Margaret Keane (Amy Adams). Nos anos 50, Margaret foi uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950, ficou famosa por pintar crianças de olhos grandes em seus quadros e por sua luta em defesa das mulheres. Ela chegou a se envolver em uma escandalosa briga judicial com o marido Walter Keane, que será interpretado por Christoph Waltz.

A história conta que os quadros de Margaret eram vendidos com a assinatura do marido Walter Keane, por conta disso ela se envolveu em um longo processo de divórcio e de luta por reconhecimento da sua arte. Toda essa jornada da artista é percebida em seus quadros, em que em certos momentos demonstra crianças com grandes olhos tristes e em outros olhos felizes.
Walter Keane e Margaret (1960)

Confira o trailer:

 

Tim Burton parece fazer um tipo de comédia dramática, com tons menos sombrios que o diretor costuma fazer, em uma mudança de estilo e visual.

Claramente o longa metragem contará apenas um lado da história, de Margaret, o que, na minha opinião, deveria ser feito de forma diferente, de maneira mais dinâmica. Contudo, acredito, e estou torcendo, que esse filme seja uma boa surpresa, com a demonstração deste outro lado do talentoso Tim Burton. 


Big Eyes tem estreia prevista para o dia 25 de dezembro, nos Estados Unidos. Confira as imagens:





terça-feira, 23 de setembro de 2014

Friends completa 20 anos dando aula de como fazer humor até hoje!

20 anos dos nossos eternos amigos!!


É inegável que a série americana da Warner, Friends, é considerada a maior série de humor dos últimos anos, o sucesso que fez com que Ross, Chandler, Joey, Rachel, Phoebe e Monica virassem verdadeiros personagens épicos é facilmente descoberto a cada episódio.
O final da série foi visto por 52,5 milhões de telespectadores, tornando-se o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão.



O programa já foi transmitido em dezenas de países e as reprises de seus episódios continuam com boas audiências. Aqui no Brasil as reprises completam dez anos sem interrupção! O seriado arrecadou cinco Prêmios Emmy, um Globo de Ouro, dois SAG Awards, e 56 outros prêmios com 152 nomeações.

Warner divulga vídeo especial de aniversário! 


Para celebrar os 20 anos de Friends, a Warner divulgou um vídeo contendo momentos marcantes do seriado, como o celebre "Estávamos dando um tempo" citado inúmeras vezes por Ross, o bordão sedutor "How you doing?" de Joey, e a já clássica canção de Phoebe, "Smelly Cat", veja abaixo:





A nós, meros mortais saudosistas, só nos resta assistir novamente todas as temporadas e torcer para que quem sabe eles façam um tão esperado filme e deixem uma legião de fãs mais apaixonados ainda.





segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Últimas novidades sobre a nova temporada de True Detective

Já conhece a premiada série da HBO “True Detective”?

True Detective é uma série policial criada por Nic Pizzolatto (The Killing). A trama traz Matthew McConaughey (O Poder e a Lei) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes, Zumbilândia) como os detetives protagonistas.
O roteiro acompanha Rust Cohle (McConaughey) e Martin Hart (Harrelson), dois detetives que, após 17 anos, têm de voltar ao Estado da Louisiana para servir de testemunhas em um bizarro caso de assassinato que foi reaberto.


A série, que até então só tem uma temporada, é sensacional e já foi reconhecida por isso, com cinco indicações ao Emmy de 2014, levando o prêmio de melhor direção de série dramática.

A próxima temporada não poderia ser mais aguardada, porém a HBO já confirmou que os atores principais não voltam para a continuação da trama.
Quanto ao roteiro o que se sabe até então é que a história se passará numa cidade ficcional na Califórnia, onde o governador desta cidade foi brutalmente assassinado e três oficiais de diferentes cidades começam a investigação, que se mostrará mais sombria e complexa do que aparentava.

Outras novas novidades sobre a nova temporada:
Segunda temporada de True Detective estreia em meados de 2015

Michael Lombardo, diretor de programação da HBO, confirmou durante o Festival de TV de Edimburgo que a produção da segunda temporada de “True Detective“ começa em setembro deste ano, para um futuro lançamento em meados de 2015. 

“Vamos começar a filmar em setembro e por isso entramos no ar no próximo verão. [Tem]personagens diferentes, uma configuração diferente. Passa-se na Califórnia, todos da Califórnia. Existem três policiais. Um dos personagens é do sexo feminino. Acho que provavelmente é tudo o que eu posso dizer. Nós provavelmente estaremos anunciando o elenco em breve”, disse.

Rachel McAdams pode ser a nova protagonista de True Detective


Atriz estaria disputando o papel com Elisabeth Moss.
Segundo informações do site Joblo, a atriz Rachel McAdams (“Uma Questão de Tempo“) estaria sendo sondada para o papel da terceira detetive, que, na trama, terá problemas com jogos de aposta e álcool.


Colin Farrell confirma a participação na segunda temporada da série.



Após semanas de especulações, o ator confirmou a participação em True Detective. Eu sei que serão oito episódios que vamos levar quatro ou cinco meses para gravar. Eu sei muito pouco sobre tudo isso, mas vamos filmar em Los Angeles, o que é ótimo. Quer dizer que poderei ficar em casa para ver as crianças", afirmou.

O restante do elenco da série permanece um mistério.