quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mês do Horror: Invocação do Mal (2013) e Annabelle (2014) – The Conjuring


Não me recordo de um filme de terror tão elogiado nos últimos anos como foi The Conjuring, no Brasil “A Invocação do Mal”.

O filme é inspirado em fatos reais, em que conta a história de Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson, Vera Farmiga), casal conhecido por investigar casos sobrenaturais.
Logo no inicio da trama já nos deparamos com a dupla investigando a história da boneca Annabelle, mas o filme não é sobre isso e sim sobre a família Perron. O casal é chamado para ajudar a família que está sendo aterrorizada por um espírito maligno, em uma antiga casa do campo.
Empenhados a enfrentar uma poderosa entidade demoníaca, eles nos contam o caso mais horrível de suas vidas.

A história real 


Ed Warren e a médium clarividente Lorraine Warren foram durante 50 anos o casal mais famoso do mundo quando o assunto era investigação paranormal. Sua história começa em 1952, quando os dois fundaram o New England Society for Psychic Researchgations (N.E.S.P.R.) e abriram um museu do ocultismo em Monroe, Connecticut.
O caso da família Perron, da fazenda Harrisville, foi um dos mais difíceis enfrentados pelos Warren, a investigação ficou conhecida como Harrisville Haunting (Assombração em Harrisville ou Caso Harrisville) ou Perron Haunting Family (Assombração da Família Perron).
 Roger Perron, sua esposa Carolyn, e suas cinco filhas Andrea (Annie), Nancy, Christine, Cindy, e April sofreram uma década de tortura por parte dos espíritos que ocuparam sua casa de campo.


Quando descobri que o filme era baseado em fatos reais confesso que ele se tornou muito mais interessante e assustador para mim. Porém, não posso tirar o crédito do ritmo e do roteiro, que se mostraram quase que impecáveis para longas desse gênero.
Quem dirige o filme é o experiente James Wan, responsável pelo primeiro “Jogos Mortais (Saw)”. O roteiro é dos irmãos Carey Hayes e Chad Hayes, que fizeram também “Colheita do Mal” e “A Casa de Cera”, eles conseguiram demostrar com esse filme que o gênero terror ainda tem muito espaço criativo para o cinema.
As atuações estão muito boas, além de ter características físicas similares entre as famílias reais e da ficção, os atores fizeram um bom trabalho de pesquisa e estudo para a composição dos personagens, principalmente Patrick Wilson, Vera Farmiga e Lili Taylor.
Porém, a “Invocação do Mal” não traz nada de inovador para filmes do gênero. Ainda assim, mesmo repleto de cenas clichês, consegue aterrorizar com um filme angustiante, que sustenta uma intensa constância de sustos e calafrios por um tempo considerável sem perder a atenção do público, resultando em uma obra assustadora.

O desfecho do filme é muito satisfatório, a história conclui o que deixa entender que não há espaços para uma possível continuação, mas, como sabemos, dificilmente não haverá.
 

Informações Gerais:

Tempo: 1h 32min
No IMDB tem uma classificação media dos usuários de 7,5 / 10
O Rotten Tomatoes avaliou o filme com 86% de aprovação e os usuários deram a nota média de 4 / 5

Assim, como era de se esperar, o roteiro deixou rastros para que um segundo filme exista, o que se concretizou com a estreia Annabelle.
Eu, particularmente, não gosto de continuações de filmes, e não estou muito otimista com essa estreia. Mesmo só assistindo o trailer, que já nos mostra várias cenas previsíveis, sei que dificilmente será tão bom quanto Conjuring. Sobretudo agora que o diretor e roteirista são outros. 

O filme estreia no Brasil hoje, 9 de outubro.

Confira o trailer:


Se quer saber mais sobre a história verdadeira entre nos links: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário