Aproveitando o sucesso da série de livros, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1 tem enredo arrastado e guarda o melhor para o final
O tão aguardado filme que conclui a trilogia de livros estreou esse final de semana no Brasil, levando milhões de fãs a todas as sala de cinema. A Saga de Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) começa a ganhar final no longa, onde a revolução tem início.
Dando continuidade ao final de Jogos Vorazes: Em Chamas, o longa começa com Katniss salva e venerada no Distrito 13, reduto da resistência contra a Capitol, enquanto Peeta (Josh Hutcherson) e os outros tributos Joanna e Annie, estão em poder do Presidente Snow (Donald Sutherland). No Distrito 13, Katniss reencontra Gale (Liam Hemshorth) e o filme trabalha esse conflito da personagem de qual dos amores a protagonista vai escolher, decisão é essa que fica mais clara no final do filme.
O filme tem o enredo do começo bem arrastado, grande parte em decisão dos produtores de dividir o livro em dois filmes, porém muitas cenas interessantes acontecem. A tão esperada batalha entre rebeldes e opressores ficou para a segunda parte como era de se esperar. Contudo, as cenas de deflagração da revolta são bem interessantes, e principalmente o conflito publicitário. Katniss ao ver a situação em que Peeta se encontra, aceita ser o Mockingjay (Esperança ou Tordo), símbolo da revolução, e para demonstrar aos outros Distritos que a revolução está viva e persiste, diversos vídeos da inspiradora do movimento revolucionário são divulgados nos distritos e em contra partida, Snow e a Capitol rebatem as acusações a ameaças com Peeta servindo de porta-voz do governo.
Esse conflito e ludibriações políticas, são bem interessantes pois os papéis de dominados e dominadores são por diversas vezes invertidos no filme, o Distrito 13 e a Capitol, não possuem pessoas livres de fato, por isso a distopia da saga é tão bem trabalhada, os regimes autoritários, são bem demonstrados e, talvez, esse seja o grande ponto dessa primeira parte.
Se o melhor da história foi deixado para depois, alguns pontos são incrivelmente pontuáveis, a trilha sonora da Lorde é incrível (a consagrou como a artista mais jovem, com apenas 18 anos, a fazer trilha de um filme). A música também tem papel de destaque quando Katniss entoa uma antiga canção de ninar, com trechos da letra modificados conhecida como 'Árvore da Forca', acredite depois de ver o filme você vai ficar com essa música na cabeça por horas! Outro ponto de muito destaque foi o marketing mega bem feito do longa, os trailer em formato de propagando do governo da Capitol foram intensamente divulgados e aumentaram em muito a expectativa dos fãs.
Para quem gosta da série ou histórias de um futuro apocalíptico o filme é bem recomendado, apesar de ficar maçante em alguns momentos, e a peruca que a Jennifer Lawrence usa ser facilmente desmascarada (rs),
Enfim, o filme tem fôlego para nos fazer esperar mais um ano para a Parte 2 e a batalha decisiva.
Trailer:
Obs. 1: No filme temos a chance de ver o ator falecido Philip Seymour-Hoffman em um dos seus últimos trabalhos, porém em plena forma.
Obs. 2: Jennifer Lawrence sabíamos o que você queria fazer com o 'Gale' naquela voltinha no campo ok? Hahaha.
Nota: 7 / 10
Informações Gerais:
Lançamento 20 de novembro de 2014 (2h3min)
Dirigido por Francis Lawrence
No site IMDB os usuários deram 7,5/10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário