terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Cinemandoadois #20: Sniper Americano (American Sniper, 2015)

Cinebiografia do mais letal atirador americano divide opiniões entre patriotas e pacifistas



Que o grande Clint Eastwood, diretor de 'Sniper Americano', já devia ter coçado a barba centena de vezes imaginando os pensamentos antagônicos que seu novo filme iria causar, isso é fácil de imaginar, porém o conflito que ele levantou em Hollywood ainda não estava previsto. 

Indicado ao prêmio máximo da categoria no Oscar, o de melhor filme, Sniper Americano faturou, até o momento, mais de 300 milhões de dólares, mais do que os outros sete filmes indicados juntos. Hoje já sabemos que o filme vencedor foi 'Birdman', cuja bilheteria não ultrapassou 37 milhões de dólares, casos como esse mostram o futuro e um temor para a academia, pode um filme ser aclamado por público e crítica?




Sniper americano é baseado nas memórias do soldado americano Chris Kyle, que entre 2003 e 2009 atuou em quatro missões na Guerra no Iraque e matou mais de 160 inimigos. Com isso, o franco-atirador, que proporcionava proteção a seus companheiros, com tiros certeiros à distância, se transformou numa lenda.

Nos EUA, o filme provocou uma "guerra de culturas". De um lado, políticos conservadores defendem a direção de Eastwood, o chamando de um épico moderno tipicamente americano. Críticos de esquerda, como o cineasta Michael Moore e o diretor e ator Seth Rogen (A entrevista), afirmam que a vida de Kyle é tudo menos a história de um herói e que todo o rumor causado por Sniper Americano se assemelha à propaganda nazista.




Apesar de toda polêmica em torno do longa, ele tem muitos pontos positivos, o roteiro é envolvente, é difícil não ficar aflito a cada cena ou se dispersar por elas. Bradley Cooper faz um trabalho a ser lembrado, ganhando peso, ficando bem mais forte e dando credibilidade a história contada.
O filme ganhou o Oscar de Edição de Som, um prêmio típico para filmes de guerra, porém nesse caso muito bem aplicado pela qualidade que os efeitos sonoros causam em quem assiste, como os efeitos de bombas e tiros.


Além da polêmica levantada pelo filme, outro "detalhe" ganhou o mundo e será para sempre lembrado, que foi o bonecão que arranjaram para o coitado do Cooper contracenar. A cena é tão estranha, tão falsa, que virou meme instantâneo, Com certeza não veremos mais bebês nos filmes de Eastwood. Ainda bem!

NOTA: 7,5/10

Informações Gerais:

Dirigido por Clint Eastwood
Com  Bradley Cooper, Sienna Miller, Luke Grimes mais
Gênero Biografia , Guerra , Drama
Nacionalidade EUA

AdoroCinema: 4,2/5

Obs1: A cena de abertura é eletrizante, e talvez vale o filme todo.
Obs2: Não é um filme pra você levar sua namorada e honestamente meninas, vocês vão detestar.

Trailer:


2 comentários:

  1. Pergunta la nos EUA . Já viu o vídeo do funeral dele ??

    ResponderExcluir
  2. Incrível, ótimo vê-lo novamente! Eu não vi essa citação, lamento, porque eles me disseram que é dos melhores filmes de guerra. Sniper americano, como o melhores filmes do Oscar 2015 Eu amei o desfecho da história, agora ler o seu livro dizem que é muito bom.

    ResponderExcluir