quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Sin City: A cidade do pecado (2005) A dama fatal (2014)


A ideia original de Sin City iniciou em 1991, pelo talentoso Frank Miller.
A série de histórias em quadrinhos era publicada pela revista “Dark Horse Presents” e foi dividida em 13 episódios, em formato de film noir.
 
A cidade do pecado, título do primeiro filme lançado, é o começo de tudo.
O filme poderia ter ficado apenas com a trama de Marv, um ex-presidiário com sérios problemas psicológicos. Ele conhece a prostituta Goldie, apaixona, ela é assassinada, pronto, temos uma história.

Porém, o longa metragem de Robert Rodriguez vai além disso. Ele realiza um filme com múltiplos contos. Tem a história de Marv, já citado, interpretado incrivelmente por Mickey Rourke, que faz de tudo para desvendar e vingar a morte da mulher que ele conheceu por uma noite. Há também o personagem Dwight (Clive Owen), um fotógrafo que se envolve em ajudar um grupo de garotas que estão com problemas com Jackie Boy (Benicio Del Toro), um policial corrupto. E finalmente a história de Hartigan (Bruce Willis), um ex-policial que, por conflitos do passado, tenta proteger uma stripper chamada Nancy (Jessica Alba).
Enfim, é um longa com vários contos que possuem algumas semelhanças, para começar todos estão situados na mesma cidade, Basin City. Todas as histórias envolvem muita morte, sangue, sofrimento. Além disso, todo o filme é envolto num tom de anti-herói, com tramas de soluções inverossímeis, como o personagem Marv, que possui uma força irreal. Porém, por se tratar de uma adaptação de quadrinhos, para mim, isso é aceitável no contexto.
Contudo, o que mais diferencia o longa é o visual com estilo único na direção de arte, consegue surpreender, principalmente os fãs de quadrinhos, que se deparam com cenas que se parecem tanto com a graphic novel que dá a impressão de que a revista criou vida no cinema. O que colabora muito para esse visual é a grande atuação dos atores, principalmente Mickey Rourke, Bruce Willis e Benicio Del Toro, fizeram um trabalho exemplar.


Nota: 8/10


Informações gerais
Diretor: Robert Rodriguez e Frank Miller
Roteiro: Robert Rodriguez e Frank Miller
Os usuários do site IMDB deram nota média de 8,2 / 10
No Rotten Tomatoes teve aprovação de 78% e os usuários deram em média 3,3 / 5

Sin City: A Dame to Kill for (A Dama Fatal)




A continuação segue o mesmo estilo visual do primeiro filme, o que é positivo, temos já a vantagem de nos depararmos com ótimas imagens.
Porém, a diferença entre esse filme e o outro, além do roteiro em si, esta nas relações dos personagens. Nesse filme as histórias de interligam muito mais do que no filme Cidade do Pecado, e muitas dessas conexões não fazem muito sentido.
Sei que temos que respeitar e dar o aval de liberdade literária, por conta dos quadrinhos, mas no cinema fica estranho, pois algumas tramas não fazem o menor sentido de existirem. Como exemplo a história da Nancy (Jessica Alba) que acaba envolvendo com Marv por puro comodismo para o andamento do roteiro, além da necessidade implícita da continuação.
Pode até ser que nos quadrinhos a história seja essa mesmo, mas a adaptação tem liberdade para colocar alguns detalhes que torne todo o contexto mais verossímil, e isso não foi feito.

Nesse filme Dwight, agora interpretado por Josh Brolin, tem seu confronto final com a mulher dos seus sonhos e pesadelos, Ava (Eva Green). Além dessa, nos deparamos com outras histórias, com a volta de Nancy, Marv e até mesmo Hartigan. 

Porém, a melhor trama, na minha opinião, é a de Johnny (Joseph Gordon Levitt), um jogador que nunca perde e que acaba enfrentando o senador Roark (Powers Boothe). Particularmente, eu adoro as atuações de Joseph Gordon Levitt, por conseguir realizar distintos personagens brilhantemente, e aqui não temos uma exceção. 

Dessa forma, apesar dos problemas de enredo, é um filme que diverte, consegue ser interessante e manter a atenção do público, com um ótimo visual e boas atuações, da fórmula que já deu certo anteriormente.
Afinal, There's only Sin City.

*observação: a atuação de Lady Gaga não adiciona nada, com um pouco mais de 3 falas, ela só participa para atrair mais público, e ainda estampa um dos pôsteres.
 
Confira:


Nota: 6 / 10


Informações gerais
Diretores: Frank Miller e Robert Rodriguez
No site IMDB teve nota media dos usuários de 6,8 / 10
No Rotten Tomatoes o filme tem uma aprovação de 45% e os usuários deram nota média de 3.6 / 5


Trailer
:

Nenhum comentário:

Postar um comentário