domingo, 16 de novembro de 2014

Cinemando Listas #2: Leonardo DiCaprio e os 5 Oscar que merecia ter ganho

O consagrado ator Leonardo DiCaprio faz 40 anos este mês e ganha o infeliz rótulo de "o mais esnobado da academia"




Dono de uma trajetória impecável no mundo do cinema desde muito cedo, Leonardo DiCaprio pode ser o que se chama de azarado quando o assunto é a busca da sonhada estatueta dourada, depois de filmes clássicos na cultura popular como Titanic, Diário de Adolescente, A Praia e mais vários da "Sessão da Tarde" que você pode se lembrar o ator amadureceu e fez filmes sucessos de público e crítica. Porém algo persegue Leo, e o bendito do Oscar nunca foi para sua prateleira de prêmios, graças a essa infeliz coincidência e o aniversário de ator, que foi no dia 11 de novembro, vamos lembrar as 5 atuações que mereciam ter sido premiada pelas academia e não foram.

Atuação #5 - Prenda-Me Se For Capaz (Catch Me If You Can, 2002)




No filme, a atuação de DiCaprio na pele do falsário Frank Abagnale Jr. é hipnotizante, retratando a história de um dos maiores que o FBI já perseguiu, mostra o vigor do ator, servindo como um marco em sua carreira com um excelente filme que foi gravado em mais de 147 locações.

Atuação #4 - Os Infiltrados (The Departed, 2006)




Dirigido pelo grande diretor Martin Scorsese, que deu um salto na carreira do ator, DiCaprio convenceu Jack Nicholson de que ele não era o rato infiltrado na máfia e ainda encheu dois caras de porrada em um bar. Não tem como não dar a estatueta a ele em circunstâncias como essa.

Atuação #3 - Djago Livre (Django Unchained, 2012)




Na pele do fazendeiro Calvin J. Candie, Leo sai de todos os papéis que já fez e mostra seu lado obscuro do jeito que Tarantino tanto gosta, é impossível tirar o olho da tela quando o "Monsieur" está escorrendo veneno por todo lado, maldade pura que merecia ser contemplado o brilho do Oscar.

Atuação #2 - O Aviador (2004) 




Em sua primeira parceria sólida com Scorsese, DiCaprio viveu o obcecado aviador Howard Hughes. Quem não se lembra da aflitiva cena em que o personagem lava as mãos até sangrarem e ainda fica preso no banheiro por não querer sujá-las na maçaneta? Ele chegou a ser indicado ao Oscar pelo papel e, mais uma vez, não levou, porém ganhou o Globo de Ouro pela atuação.

Atuação #1 - O Lobo De Wall Street (The Wolf of Wall Street, 2013)




Nesta última injustiça com o ator, ele e Scorsese apelaram, vivendo o investidor Jordan Belfort, o filme teve tudo em suas quase três horas, paralisia por abuso de drogas, discursos motivacionais, com frases que já são camisetas, dinheiro entrando por tudo que é lado, sexo, sexo e mais sexo. Todos os elementos que dão fôlego para uma atuação premiada de um enredo incrível, DiCaprio está tão personificado no personagem que é difícil depois desse filme se lembrar de Jack e Rose, ou qualquer outra primeira lembrança quando se fala o nome do ator. 

O Lobo de Wall Street ganhou todos os prêmios possíveis, o próprio ator ganhou seu segundo Globo de Ouro com a atuação, mas então veio o Oscar, e nosso querido ator foi injustiçado mais uma vez ganhando de vez o troféu de esnobado pela academia, mas não precisa ficar triste Leo, seu nome já está cravado na cultura cinematográfica de todos esses papéis memoráveis!




Felicidades DiCaprio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário