quarta-feira, 29 de julho de 2015

Documentandoadois: What Happened, Miss Simone?

Documentário lançado a, mais ou menos, dois meses pelo Netflix, destrincha a vida e a arte de Nina Simone sem perdoar ninguém.



Com depoimentos da filha, marido, de diversos músicos e amigos, percebemos que a notável Nina Simone tinha mais do que uma voz incrível.“What Happened, Miss Simone?” é um documentário desses de encher os olhos de admiração e tristeza.

Eunice Kathleen Waymon  ou Nina Simone não foi apenas uma cantora, foi também pianista, compositora e ativista pelos direitos civis norte-americanos. Ficou bastante conhecida pela voz memorável nos meios musicais de jazz. Contudo, Nina nasceu em tempos conturbados, de extremo racismo e intolerância, teve que lidar com a situação de ser negra, mulher e artista.
Ainda assim, sua luta por direitos iguais entre negros e brancos se tornou mais pessoal, e ela acabou se tornando agressiva e transtornada mentalmente.


No filme sua filha Lisa Simone Kelly confessou sobre momentos em que não conseguia suportar a agressividade da mãe, muitas vezes cruel com a menina sem nenhum motivo “Minha mãe podia se tornar um mostro” relata a filha que hoje segue a carreira de cantora. Lisa até mesmo trabalhou na aeronáutica por dez anos como forma de se vingar da relação tumultuada que teve com a mãe. 

Contudo, como podemos julgar Miss Simone? Não há como mensurar a magnitude de todo o descontrole no sofrimento de ver amigos sendo mortos por conta da intolerância, da violência doméstica e de seus sonhos serem minimizados pela ganância alheia. 

Assim, o grande trunfo da obra é mostrar uma artista, que ainda assim é humana, sem romantizar a figura enigmática da cantora por traz do semblante sério e taciturno habitual. 


Entre bares, restaurantes, bicos como pianista clássica, Nina Simone fez seu sucesso, com muitos obstáculos e dificuldades. Sua perseverança em acreditar na sua arte e em seu sonho de ser a maior pianista clássica negra fez a cantora ser uma das artistas mais poderosas e influentes da sua época. 

Sentimos a força que exaltava no palco, mas o documentário mostra o lado humano com a fragilidade que lidava com seus problemas pessoais, em que por um lado enfrentava o governo e a repressão, mas em casa se recusava em confrontar os atentados violentos do marido.

Incrível entender que Nina Simone viveu constantemente insatisfeita, sempre buscava por mais, mesmo conseguindo o impossível se fazer possível em sua vida. Não tem como deixar de se identificar com essas características.
Embora, Nina se deixou influenciar pelas crueldades humanas de tal forma que começou a apoiar a luta agressiva das organizações revolucionárias, chegando ao ponto de odiar o próprio país e se recusar a voltar.


What Happened, Miss Simone? É uma obra que mostra a imagem crua da artista, perseguida por seus próprios medos e fantasmas, sendo instigante por fazer o telespectador por vezes amar e outras odiar Nina Simone, mas nunca deixar de admirá-la.

Nota: 8 / 10



Informações Gerais
Diretor e roteirista: LIZ GARBUS, o mesmo que fez o documentário “Love, Marilyn”
A critica especializada do site Rotten Tomatoes aprovou 77% o documentário, com 17 criticas positivas e outras 5 negativas.
Os usuários do site IMDB deram a nota média de 7,9 para o filme.

Obs1.: o filme não é um a resposta para o título “What Happened, Miss Simone?” mas mostra porque a pergunta deve ser feita e refletida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário