terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Resenhando: O Bom Dinossauro (The Good Dinosaur, 2015)

E se dinossauro tivesse medo?
Confesso que fui assistir o filme com uma expectativa baixa, pois já tinha visto algumas opiniões e a maioria dizia ser uma animação fraca da Pixar. Mas, ainda que  não entre no TOP5 melhores animações da Pixar o Bom Dinossauro é um filme lindo, emocionante, vale a pena.


A animação deveria ter estreado em 2013, mas teve diversos problemas durante a produção, por isso atrasaram seu lançamento em quase três anos!

A história é sobre amizade e superação, coloca o público em um mundo em que não houve meteoro e os dinossauros nunca foram extintos. Inicia com a família de Arlo, um apatossauro com dificuldades de se encaixar na família por ser muito medroso. Quando um desastre acontece ele se encontra numa jornada com um estranho amigo: uma criança humana que ele batiza de “Spot”.

Toda a parte gráfica, na junção de cores e enquadramentos é simplesmente perfeita, nível Pixar de qualidade. A cena dos vagalumes, que estampa muitos cartazes, é perfeita. Além disso, o ambiente em que vive e as expressões de Arlo são fáceis de se conectar, afinal todos nós ao menos uma vez na vida passamos pela dificuldade de nos adaptar, da sensação de não pertencer, independente do motivo, esse sentimento é muito comum e aproxima com o telespectador.



Percebe-se que houve problemas grandes na produção do filme, já que atrasou tanto para estrear, mas o diretor Peter Sohn contorna bem os prováveis contratempos, o resultado final é bem executado. O principal problema de “O Bom Dinossauro” é o roteiro previsível, pouco original, característica difícil de encontrar nas animações desse tipo. 

A amizade de Arlo com o humano, uma criança, é muito delicada e até emociona, mas não há nada além disso. As aventuras que os dois passam são já esperadas e não traz nada de novo para o filme. O que eu esperava ver era mais da relação de Arlo com a família, o que acontece em ótimas cenas, mas breves. 
Há claramente a tentativa de mostrar o poder da amizade, do companheirismo, da quebra de paradigmas, mesmo entre dois seres improváveis de aproximação. Essa mensagem é passada, ainda que com falhas no roteiro, até o final "corrido" do filme.

Contudo, a qualidade da Pixar está em “O Bom Dinossauro”, e o diretor ajudou para o resultado positivo, mesmo com alguns problemas, conseguimos nos simpatizar com Arlo  e na sua tentativa de deixar sua marca em nossos corações.

NOTA: 7 / 10



Informações Gerais
Roteiristas: Bob Peterson e Peter Sohn
Os usuários do site IMDB classificaram o filme com nota média de 7 / 10 
Na critica especializada do site Rotten Tomatoes o filme teve aprovação de 76%

Obs1.:O Bom Dinossauro foi dirigido por Peter Sohn. Este é a primeira vez que o animador cuida desta parte em um longa. 
Obs2.: O filme marca a primeira vez que a Pixar lança dois filmes no mesmo ano, o outro foi Divertida Mente.

__________________.@cinemandoadois

4 comentários:

  1. Apesar das baixas expectativas, nós tb gostamos de O Bom Dinossauro. Aqui você os Easter Eggs dele:
    http://www.casal9.com/23-easter-eggs-em-o-bom-dinossauro/

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa animação, além de dar uma grande lição é muito emocionante!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei essa animação, além de dar uma grande lição é muito emocionante!!!

    ResponderExcluir