quarta-feira, 9 de março de 2016

Semana das Mulheres: 7 Filmes "GIRLPOWER"


Alguns filmes nos fazem lembrar o motivo das mulheres serem tão fabulosas. 
As desigualdades de gênero, infelizmente, ainda persistem nos tempos modernos, mas o cinema colabora para nos recordar do poder feminino.

Filmes antigos e os mais atuais mostram mulheres corajosas, que buscam melhorar a realidade, sem se deixar levar por julgamentos e preconceitos. Essa é a magia do cinema, nos despertar sobre 

Nossa homenagem a semana das mulheres (dia 8 de março dia internacional da Mulher) listamos grandes filmes com incríveis mulheres protagonistas.

Confira:




Frida (2002)


O filme conta a história de Frida Kahlo (Salma Hayek), artista plástica mexicana, irreverente e de muita importância, que é lembrada até hoje. Frida, como se sabe, era patriota assumida, revolucionária, comunista e bissexual. Teve uma infância bem conturbada, uma doença deixou uma perna mais curta que outra, e um acidente de bonde que rendeu belas fraturas.  O filme mostra também a relação conturbada da artista com seu marido Diego Rivera. Frida, sem dúvida, é exemplo e inspiração de uma mulher forte, com personalidade, que não se deixou abater.

Jogos Vorazes (Hunger Games, 2012 – 2015)


Baseado na trilogia de livros escritos por Suzanne Collins, a saga Jogos Vorazes trouxe a protagonista Katniss, que luta contra a opressão provando que mulher não é um sexo frágil, e fez um tremendo sucesso, principalmente com o público jovem.
Num futuro distópico, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual e mortal entre os 12 distritos sob sua tutela. 
Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando o sistema dominante.

Erin Brockovich (2000)


Mulher multitarefa, corajosa, que não veio ao mundo para brincadeira, essa é Erin Brockovich.
Um filme biográfico de 2000 dirigido por Steven Soderbergh e escrito por Susannah Grant. O filme é uma dramatização da história real de Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, que lutou contra a empresa de energia Pacific Gas and Electric Company (PG&E).

Sufragistas (Suffragette, 2015)


História emocionante que nos faz lembrar como somos poderosas, e como podemos ir muito além para mudar a desigualdade e melhorar a realidade. 
As Sufragistas é baseado em fatos reais e conta sobre o início do século XX, após décadas de manifestações pacíficas, as mulheres ainda não possuem o direito de voto no Reino Unido. Um grupo militante decide coordenar atos de insubordinação, quebrando vidraças e explodindo caixas de correio, para chamar a atenção dos políticos locais à causa. 

Thelma e Louise (1991)


O clássico filme de “roadtrip” não podia ficar de fora, pois reúne rebeldia com feminismo, e de bônus atuações apaixonantes!
Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

Persepolis (2007)


Uma das animações que eu mais gosto na vida! Persepolis, é um filme em preto e branco e baseado na autobiografia de Marjane, conta a história de Marjane Satrapi, uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal.
Um filme maravilhoso, Marjane é uma menina revolucionária e encantadora.

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015)



O filme que era para ser sobre o Max, mas que a Furiosa rouba as cenas e o filme inteiro.
Mad Max entra na lista não apenas por ser um dos melhores filmes de ação já feito, mas por ter como grande protagonista a linda Charlize Theron, que faz a corajosa Furiosa.
Após ser capturado por Immortan Joe, um guerreiro das estradas chamado Max (Tom Hardy) se vê no meio de uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) na tentativa se salvar um grupo de garotas. Também tentando fugir, Max aceita ajudar Furiosa em sua luta contra Joe e se vê dividido entre mais uma vez seguir sozinho seu caminho ou ficar com o grupo.

Menções: “As Horas”, “A Cor Púrpura” e “Mulan”.

Essa lista, entretanto, é muito humilde ainda. Existem inúmeros outros filmes que retratam a beleza, a força e a coragem das mulheres. 

E ai, gostou da lista, discorda de algum filme? Comente! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário