segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Mês do Horror: A morte do demônio (Evil Dead)


Estamos já no mês de outubro, mês de Halloween, ou mês do horror. É de entendimento que não se comemora essa época do ano aqui no nosso Brasil. Mas nós adoramos!
O cinema tem inúmeros filmes sobre esse tema, além de muitos seguidores e estudiosos do gênero.
Para iniciar essa discussão no blog vamos começar com o clássico Evil Dead (A morte do demônio) 1981 e de 2013.


 A trilogia Evil Dead de 1981, ou Noite Alucinante (título brasileiro da época), foi dirigido por Sam Raimi, e se firmou como um grande filme de terror por utilizar técnicas de filmagens e roteiro que influenciou muitos outros diretores que se sucederam.
O restrito orçamento, a câmera nervosa (que é utilizada até nos dias de hoje com filmes como Atividade Paranormal) e os efeitos especiais que o diretor realizou com o pouco recurso que tinha; todas essas características fizeram do primeiro filme de Evil Dead se tornar um incrível e inesperado sucesso.
Muitos dos profissionais de cinema da atualidade se influenciaram com o filme por mostrar, principalmente, que pode se fazer filmes de boa qualidade sem, necessariamente, utilizar de grandes produções.


A trama envolve cinco amigos, que vão passar alguns dias em uma cabana no meio da floresta. Nessa cabana eles encontram o livro dos mortos, e junto dele um gravador antigo que ecoa palavras estranhas e incompreensíveis. Essa descoberta faz com que desperte um tipo de demônio que os deixam em situações horríveis, em que tentarão apenas sobreviver a todos os eventos que sucedem.

O longa usa o estilo “gory” (sangue e nojeiras) com alguns tons de terror ordenados com espaçadas cenas de comédia, algumas propositais outras não. O elenco conta com Bruce Campbell (Ash), Betsy Baker (Linda), Richard DeManincor (Scott), Ellen Sandweiss (Cheryl) e Theresa Tilly (Shelly).

Evil Dead 2013 (A Morte do Demônio)

Três décadas depois nos deparamos com um cenário de filmes de terror já saturados, a originalidade já se tornou rara e os filmes não parecem mais do que reproduções, com cenas em casas abandonadas, ou que envolvem espíritos, zumbis e em alguns casos vampiros.
Com isso, a ideia de refilmar o filme “Evil Dead”, ainda mais com o mesmo roteirista, não me parece surpreendente e sim muito interessante.

O filme, agora feito com mais recursos e investimento, nos mostra uma trama com alguns detalhes distintos do original, como características técnicas e atributos dos personagens. Não possui mais a câmera nervosa, mas mostra um estilo “gory” mais “sofisticado”, com cenas singulares e quase verossímeis, resultados do alto investimento no longa (cera de 54 milhões de dólares).
Contudo, não temos nessa refilmagem as cenas de comédia despretensiosas e até mesmo absurdas do original, com diálogos mais leves, e que aproximavam o espectador. Nesse novo filme só há espaço para o terror brutal, violência e muito sangue.

Dessa forma, o grande diferencial é o tom, o ritmo.
A refilmagem é muito mais chocante e aterrorizante, com sangue vomitado, membros diversos cortados e espatifados, a trama é cheia de cenas intensas e de alta qualidade; o que funciona muito bem e faz do filme um dos melhores de terror dos últimos anos.


Informações Gerais
Diretor: Fede Alvarez
Roteiro: Fede Alvarez e Rodo Sayagues
Tempo: 1hr 31min
Os usuários do IMDB deram em média 6,5 / 10
O Rotten Tomatoes avaliou o filme com 62% de aprovação e os usuários deram 3,5 / 5

Desde quando saiu o remake de “A Morte do Demônio” Sam Raimi tinha a ideia de fazer a continuação do filme. Porém, ele colocou esse projeto de lado para se dedicar a realização do filme Evil Dead 4, baseado na trilogia de 1981. Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário