sexta-feira, 6 de março de 2015

10 curiosidades sobre o filme "Birdman" de Alejandro González Iñárritu – principal ganhador do Oscar 2015


Indicado a 9 categorias, Birdman levou 4 delas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro Original, estes foram os prêmios que fez o filme ser o principal destaque na 87.ª edição da cerimônia do Oscar.


Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) é um filme americano de humor negro, estrelado por Michael Keaton, Emma Stone, Edward Norton, Andrea Riseborough, Zach Galifianakis, Naomi Watts e Amy Ryan. O filme teve o lançamento nos EUA em 17 de outrubro de 2014.

Restam agora curiosidades sobre a rodagem do filme e histórias de bastidores, atores e equipe técnica.

Confira:

1. O elenco precisou interpretar 15 páginas de diálogos de uma única vez. Pensando nisso, Michael Keaton e Edward Norton fizeram um placar para eleger a pessoa com o maior número de erros em cena. Emma Stone foi a campeã, enquanto Zach Galifianakis ficou em último lugar.

2. As gravações foram relativamente rápidas, concluídas em menos de quatro semanas. A maior parte das cenas foram filmadas no famoso teatro St. James, na Broadway.

3. Durante a conferência de imprensa da apresentação da peça, mostrada no filme, o personagem Riggan (Michael Keaton) lembra que não faz Birdman desde 1992. Também foi em 1992 que o ator fez de Batman, em Batman Regressa.


4. Este foi o terceiro filme consecutivo de Alejandro Iñárritu a começar pela letra B. Antes tinha sido o interessante Babel (2006) e o depressivo Biutiful (2010).

5. O diretor Martin Scorsese pode ser visto no público da peça de Riggan quando ele vai para o palco do Teatro St. James de cuecas depois de ter percorrido a Times Square.

6. É fato que Iñárritu gravou como se fosse uma cena única, o resultado foi que durante todo o filme, 119 minutos, há apenas 16 cortes de imagem, mais uma prova da exigência e competência no formato do mexicano.


7. A técnica de plano sequência em Birdman demonstra uma versão refinada de "Festim Diabólico", o clássico de 1948, no qual Alfred Hitchcock "escondeu" os cortes de edição, utilizados apenas nas trocas de rolos de filme.

8. Para o protagonista, Michael Keaton, de 63 anos, Birdman significou sua volta a destaque no cinema, o que mostra em uma auto referência em seu personagem, já que Riggan é um ator desesperado em legitimar sua volta.

9. Edward Norton, que faz o personagem de difícil personalidade Mike Shiner, encena analogias com ele próprio, já que Norton tem a fama de ser um ator temperamental e imprevisível. 

10. Por conta da tendência do realizador Alejandro González Iñárritu realizar mais filmes melancólicos quase ninguém acreditava no sucesso de Birdman, por ser uma comédia. O diretor, até mesmo, demorou mais de 1 ano para conseguir o dinheiro necessário para rodar o filme.

Confira a crítica do filme aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário