sexta-feira, 30 de outubro de 2015

10 Adaptações Literárias para o Cinema

Desde a origem do cinema, as obras literárias (romances, contos, novelas, peças de teatro, crônicas) têm fornecido uma enorme quantidade de material para a elaboração de filmes. Atualmente, diversos livros de sucessos ganham adaptações

A melhor maneira de analisar uma adaptação literária para o cinema precisa ser não pelo seu grau de fidelidade literal à obra original, mas por sua eficácia em adequar para uma estética e formalmente diferente.


Listamos aqui no blog 10 incríveis adaptações para o cinema, confira:

1. Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, 1961)


“Holly Golightly (Audrey Hepburn) é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Perdida entre a inocência, ambição e futilidade, ela toma seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, na intenção de fugir dos problemas.”

Truman Capote, o autor é daqueles que produziu pouco, mas deixou sua marca. A novela de Capote é um prodígio de leveza e precisão que, ao ser filmada por Blake Edwards com Audrey Hepburn no papel de Holly, conquistou o público de cinema e fez de Holly uma das grandes personagens da cultura popular americana.

Hepburn se eternizou com esse filme, e, além disso, realizou um trabalho cheio de delicadeza e intensidade. Tornou-se referência para atrizes da época e de hoje.

2. Trainspotting (1996)

Trainspotting é um livro do escritor escocês Irvine Welsh, publicado em 1993. Trainspotting, na gíria escocesa, é uma atividade sem sentido, algo que é uma total perda de tempo.

O filme conta a história de Renton (Ewan McGregor), um jovem usuário de heroína que leva uma vida despreocupada, dividindo-se entre seu romance com a estudante colegial Diane (Kelly Macdonald) e os encontros com seus quatro amigos viciados: Sick Boy, (Jonny Lee Miller), Tommy (Kevin McKidd), Spud (Ewen Bremner), e Begbie (Robert Carlyle),

3. Psicose (Psycho , 1960)


“Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.”

Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein.

4. A Lista de Schindler (1993)


“A lista de Schindler” sem duvida um livro fantástico que procura resumir o que foi o Holocausto visto por dentro dele. Thomas Keneally se mostrou um autor extraordinário.
O filme também é incrível, uma obra-prima de Steven Spielberg, em palavras que tentam descrever toda a importância do filme e do livro para a humanidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros aos fornos de Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu.

5. E O Vento Levou… (Gone with the Wind, 1939)


É um romance da escritora e jornalista Margaret Mitchell. Publicado pela primeira vez em 30 de junho de 1936. O livro foi recebido com comentários positivos da crítica, vencendo os prêmios Pulitzer e National Book Award.

Lançada em 1939, o filme, interpretado nos papéis principais por Vivien Leigh e Clark Gable, foi um sucesso de público e de crítica.

Disposta cronologicamente, a sua história, passada no Sul dos Estados Unidos, retrata a vida de Scarlett O'Hara, filha mimada de um rico dono de plantação algodoeira, que deve usar todos os meios à sua disposição para sobreviver durante a Guerra Civil Americana e, posteriormente, ao período da Reconstrução. Apesar de extensa, a obra é conhecida pela sua clareza e legibilidade.

6. O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972)



The Godfather é um romance de ficção escrito por Mario Puzo, originalmente publicado em 1969, sobre uma família de mafiosos de origem siciliana que imigra para os Estados Unidos.

A obra foi o primeiro romance a introduzir a realidade da máfia, tornando usuais termos como omertà, consigliere, e outros, típicos da Cosa Nostra.
O livro foi adaptado com sucesso para o cinema pelo diretor Francis Ford Coppola. E entra em diversas listas como um dos melhores filmes existentes.

7. Clube da Luta (Fight Club, 1999)


Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias através de violentos combates corporais.

Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos. 

Tanto o livro e o filme são excepcionais, obras-primas.

8. Perdido em Marte (The Martian, 2015)

Este filme entra na lista muito mais pela incrível adaptação para os cinemas. O livro de Andy Weir entrega uma história, uma base de roteiro muito boa, mas não é um livro tão bem escrito, digno de prêmios literários.

Surpreendente é perceber a forma como Ridley Scott traduziu para o cinema, resultando em um dos melhores filmes de 2015, até então.

9. A Hora da Estrela (1985)


Clarice Lispector ficou famosa com suas citações, mas seus livros não são simples de compreensão. Repletos de metáforas, os livros de Clarice são densos e refletem uma literatura brasileira de grande qualidade.

A Hora da Estrela, seu último livro, é a obra mais linear que a autora escreveu. Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota.

Com isso, traduzir uma obra de Lispector para os cinemas não deve ter sido nada fácil. O resultado é primordial. Dirigido  por Suzana Amaral, o filme conta com a interpretação de Marcélia Cartaxo e José Dumont.

10. O Senhor dos Anéis (Lord of the Rings, 2001)


A obra prima de Peter Jackson, trilogia escrita por J.R.R. Tolkien, não podia ficar de fora da nossa lista. 


Localizada no mundo ficcional na Terra Média, os três filmes seguem o jovem hobbit Frodo Baggins em sua missão de destruir o "Um Anel", assegurando assim também a destruição de seu criador, o Senhor das Trevas Sauron. Para auxiliá-lo em sua tarefa, forma-se uma sociedade, composta por representantes dos humanos, hobbits, elfos e anões, encarregados de sua segurança pelos estranhos caminhos que terá que seguir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário