domingo, 4 de outubro de 2015

Resenhando: Perdido Em Marte (The Martian, 2015)

Com um elenco de peso, o longa baseado no romance do mesmo nome de Andy Weir estreou esse fim de semana.


Imagine que você é um preparador de elenco em Hollywood escalado para selecionar atores para o que promete ser um dos grandes lançamentos do ano. Imagine que o filme é sobre um astronauta dado como morto que foi esquecido em Marte. Imagine que você tenha orçamento de sobra e nenhuma restrição pra fazer. O que você faz?
Com certeza os produtores de 'Perdido em Marte' tiveram que responder a essas perguntas e seria uma piada de muito mal gosto dizer que eles assistiram 'Interestelar' (2014) mais de uma vez e decidiram chamar todo o elenco do filme para voltar ao espaço, mas verdade seja dita, tem um certo  embasamento neste ponto.
Com um elenco premiado, com nomes como Matt Damon, Jessica Chastain, Michael Peña, Kristen Wiig, Jeff Daniels, Naomi Scott, Donald Glover, Kate Mara, Aksel Hennie, Sean Bean, Chiwetel Ejiofor ufa!!! O filme se esforça para dar espaço para constelação de artistas.




Porém, todos esses nomes, apesar de darem peso e densidade ao filme, não são extremamente necessários, pois o roteiro em si é um monólogo do botânico Mark Watney (Matt Damon). O ator está muito a vontade na pele do nerd que viajou ao espaço graças a sua inteligência muito acima da média com o intuito de estudar o solo do planeta vermelho.

O filme tem um andamento muito bom e, apesar dos termos super técnicos, não é difícil de acompanhar e entender. Quando Watney acorda depois de uma mega tempestade e se vê sozinho em Marte, sua luta pela sobrevivência é contagiante. Usando todos os recursos que tem na mão, o astronauta tem a difícil tarefa de se alimentar com os poucos recursos existentes e contatar a terra para informar que continuava vivo.



As filmagens aconteceram no sul da Jordânia, em Wadi Rum, também conhecido como o Vale da Lua, uma paisagem icônica usada em filmes antigos como 'Lawrence da Arábia'. O local tinha sido usado anteriormente para paisagens marcianas para cenas passadas no planeta, como nos filmes 'Planeta Vermelho' e 'Os Últimos Dias em Marte'.

A edição caprichada e com participação da Nasa no que tange sobre conhecimento sobre Marte faz com que tenhamos a sensação que se de alguma forma a exploração espacial avançar, conforme esperado, o desbravamento vai acontecer de forma pelo menos parecida com a apresentada pelo diretor Ridley Scott.




Damon e Scott foram muito felizes nesta parceria. Os recursos escolhidos para mostrar o dia a dia do astronauta fizeram com que o filme fosse quase um documentário em alguns momentos e dá espaço de sobra para o ator pintar e bordar sofrendo o drama de estar sozinho no meio do nada. A atuação é muito intensa e não tem como deixar de se emocionar quando ele faz contato com a Terra pela primeira vez ou quando depois de muito tempo vivendo em Marte a loucura começa a beirar o protagonista.

Apesar da história tensa e dramática que 'Perdido em Marte' conta, o filme tem muito humor inserido, e isso dá uma quebrada para que não fique como um apelo emocional gratuito. Watney, apesar de sua condição, registra todas as suas atividades em um vídeo-diário, sempre com humor e um certo sarcasmo que faz com que nos identificamos com o homem esquecido.




'The Martian' foi aclamado pela crítica, recebendo uma classificação de 96% no Rotten Tomatoes. Os usuários do IMDb deram uma pontuação aclamada de 8.7, semelhante a 'Interstellar'. O crítico Renato Hermsdorff do site AdoroCinema deu 4,5 de 5 e ainda teceu o curioso comentário: "Se você, saudoso fã de "Blade Runner, o Caçador de Andróides", vivia cabisbaixo porque há tempos Ridley Scott não entregava um bom trabalho, seus problemas acabaram! Com Perdido em Marte, o diretor de Alien, o 8º Passageiro volta à melhor forma em termos de entretenimento".




Se você já leu o livro, sabe o que te aguarda, graças a toda loucura e exatidão de informações do autor. Mas se você, assim com eu, ainda não faz ideia do que te aguarda, corre pro cinemas que vale muito a pena.



Nota: 8,5/10


Lançamento: 1 de outubro de 2015 (2h21min) 

Dirigido por: Ridley Scott
Com: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig mais
Gênero: Ficção científica
Nacionalidade: EUA

Obs.1: De acordo com especialistas e até funcionários da Nasa por mais absurdo que alguns acontecimentos que o filme mostra sejam, tudo indica que todos eles são possíveis.

Obs.2: O filme não tem data definida porém a própria Nasa indicou que se passa em torno de 2030 obedecendo assim um cronograma de exploração espacial da agência americana.


Trailer: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário