terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cinemando Listas #1: Próximos 6 filmes que você não pode perder.

Todo final de ano começa a corrida para as premiações do próximo ano, principalmente do Oscar. Temos as estreias dos considerados melhores filmes do ano, aqueles feitos para concorrer aos grandes prêmios.

Porém, muitos longas são feitos tão sob medida para ganhar indicações, que muitas vezes influencia na qualidade. Por isso, elaborei uma lista com as 6 grandes estreias de filmes que, em minha opinião, serão os mais interessantes para assistir.

1.    Boxtrolls (2 de outubro, 2014)

Dos criadores de Coraline e ParaNorman, o filme conta  a história da família Boxtrolls, seres que vivem dentro de caixas, que por coincidências do destino acabam criando um humano, um órfão chamado Eggs (voz de Isaac Hempstead-Wright). Porém, na cidade de Cheesebridge existe o poderoso vilão Archibald Snatcher (voz de Ben Kingsley) que tem o objetivo de acabar com os Boxtrolls.  Assim, Eggs mais sua nova amiga Winnifred (Elle Fanning) lutam para salvar os Boxtrolls.


A plot pode parecer infantil e até mesmo previsível, mas vale a pena só por ser um filme dos criadores das animações mais incríveis que conheço, feitas de massinha e em stop motion.

2.   Garota Exemplar (Gone Girl, 2 de outubro, 2014)

Dirigido pelo aclamado David Fincher e baseado no livro best-seller de Gillian Flynn, o filme é sobre um casal que se muda para uma nova cidade, porém a esposa Amy (Rosamund Pike) não queria se mudar e não gosta da nova vida. Até que ela desaparece, o principal suspeito é o marido Nick Dunne (Ben Affleck).


Esse filme é um dos mais aguardados do ano por ser uma ótima história, mas, principalmente, por ser dirigido pelo talentoso David Fincher. O longa já tem 85% de aprovação no Rotten Tomatoes.

3.   O Juiz (The Judge, 16 de outubro, 2014)

Provavelmente o filme que dará a Robert Downey Junior uma estatueta.
Na trama ele vive o advogado Hank Palmer, que retorna para sua cidade natal, em que o pai, o juiz da cidade (Robert Duvall) e com quem tem uma relação ruim, é suspeito de um assassinato.


Adoro quando o filme me surpreende e parece que vai tratar de um assunto, mas o objetivo é outro. Esse parece ser um desses exemplos. O que me preocupa é o diretor, David Dobkin, que está mais acostumado a dirigir filmes de outros estilos.

4.    St. Vicent (24 de outubro, 2014)

Maggie (Melissa McCarthy), uma mãe solteira, muda para sua nova casa no Brooklyn em Nova York com seu filho de 12 anos, Oliver (Jaeden Lieberher). Por ter que trabalhar por muitas horas, ela é obrigada a deixar o filho aos cuidados de seu novo vizinho Vincent (Bill Murray), um ex-militar alcoólatra e viciado em jogos. Disso uma grande amizade surge entre o garoto e Vincent, o que o leva a conhecer sua rotina de bares e clubes de striptease.


O diretor é o estreante Theodore Melfi, mas o que realmente importa é a participação de Bill Murray, que consegue ser, quase sempre, incrível, o que já faz valer a pena.

5.    Interestellar (Interstellar, 6 de novembro, 2014)

Novo filme do Christopher Nolan conta a distopia, em um mundo em que a terra está em seus últimos dias, os recursos estão acabando e o planeta irá acabar. Por isso um grupo de pesquisadores iniciam uma missão afim de descobrir o que existe através da galáxia. 


Para a realização do filme, Nolan contou com a ajuda e orientação do físico Kip Thorne, que assina a produção executiva. Aliás o longa é baseado nas teorias cientificas desse físico, especialista em Teoria da Relatividade. Todo esse cuidado e pesquisas na produção de Interestellar já faz valer a pena.

6.    Wild (5 de dezembro, 2014, EUA)

O filme é uma adaptação ao cinema do livro de Cheryl Strayed. Conta a história de da própria Strayed, quando ela decide reconstruir sua vida, em uma missão de autoconhecimento, após a morte da mãe e o fim do casamento. Ela percorreu a trilha que se estende da fronteira do México até a fronteira com o Canadá.


Dirigido por Jean-Marc Vallée (Clube de Compras Dallas) e estrelado por Reese Witherspoon, o longa me parece ser encantador, em que a protagonista irá se desafiar constantemente, nessa caminhada quase impensável de se fazer. 

Observação: preciso, ainda, fazer menção a outros 3 filmes, “The theory of everything” (A teoria sobre tudo), “The Imitation Game” (O jogo da imitação) e Rio, eu te amo. Esses filmes só não entraram na lista por ter o lançamento apenas em 2015, o outro por não ter previsão de estreia no Brasil e o último por ter questionamentos sobre a qualidade (mas ainda acho que será um filme incrível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário