domingo, 28 de setembro de 2014

Cinemandoadois #2: Frank


Frank é o que se chama de trágica comédia, comédia drama, ou na ordem que preferir. 

A história gira em torno de Jon (Domhnall Gleeson), um jovem aspirante a músico. Por coincidências, Jon se junta a banda Soronprfbs, liderada pelo excêntrico Frank (Michael Fassbender), um músico que, por questões misteriosas, nunca tira a máscara de papel machê com o formato de cabeça gigante.   
Na trama, a banda viaja para uma espécie de refúgio, para que Frank e os integrantes produzirem um novo álbum. Nesse 11 meses que se passam Jon cria muita admiração por Frank, e desentendimentos com Clara (Maggie Gyllenhaal).

A grande cabeça que o personagem principal usa é inspirada em Chris Sievey, um famoso músico e comediante, que usava a cara de papel machê ao interpretar o personagem Frank nos anos 50. O filme combina alguns elementos da vida do comediante, mas não se pode dizer que é baseado nele.


Com um senso de humor ácido, mas ao mesmo tempo leve, com bons diálogos, que oscila entre o drama e a comédia de maneira muito sagaz, sem que fique muito representativo, Frank é certamente um filme peculiar, que consegue impressionar com as ótimas atuações de Fassbender e do jovem ator Domhnall Gleeson.
Porém, nem todos os atores estão incríveis, a Maggie Gyllenhaal (Clara), que na história é apaixonada por Frank, interpreta  um personagem muito agressivo e retraído, não deixa espaço para a proximidade e identificação do motivo das suas ações.


 Mesmo demonstrando ser um longa surpreendente, o filme desliza um pouco no decorrer da trama, com soluções de ritmo previsíveis, mas quando vai caminhando para o final começamos a compreender qual é a pretensão, com uma cena incrível, que consegue, de forma delicada, demonstrar a sensibilidade dos personagens e do roteiro. 
Fica claro que o filme não é apenas sobre música, mas principalmente sobre o autoconhecimento e a necessidade de perceber e entender outras pessoas sem julgamentos e rótulos.

Nota: 9 / 10

Informações gerais
Diretor:  Lenny Abrahamson (jornalista e diretor de cinema)
Tempo: 95 min
Os usuários do IMDB deram a nota de 7,1 / 10
No Rotten Tomatoes teve uma aprovação de 92% e nota média dos usuários de 7,5 / 10



Nenhum comentário:

Postar um comentário