terça-feira, 20 de outubro de 2015

Suffragette: Novidades sobre o filme do início do movimento feminista.

Suffragette, primeiro longa-metragem que conta a história de como mulheres britânicas comuns, no virar do século passado, arriscaram tudo na luta pela igualdade e pelo direito de voto.


Em 1897, a educadora britânica Millicent Fawcett fundou a União Nacional pelo Sufrágio Feminino, o marco de um dos movimentos feministas mais importantes da história.

Foi o movimento feminino que mais chamou a atenção tanto da mídia quanto da opinião pública, para a questão da exclusão feminina da política, foi perpetrado na Inglaterra pelas militantes do grupo denominado Women’s Social and Political Union – WSPU, mais conhecidas pela alcunha de suffragettes. Esse grupo também acabou influenciando outros movimentos femininos em quase todo o mundo ocidental.


O FILME

Suffragette é um intenso drama que acompanha a história das ativistas que estão na base dos primórdios do movimento feminista, as mulheres que foram forçadas à clandestinidade ao entrar num perigoso “jogo de gato e rato” com um Estado cada vez mais brutal, enquanto lutavam pelo Direito de voto. Estas mulheres não eram maioritariamente das classes educadas, mas antes mulheres trabalhadoras que tinham visto o insucesso do protesto pacífico. 
Radicalizadas e recorrendo à violência como a única via para mudar, estavam dispostas a perder tudo na luta pela igualdade – os seus empregos, as suas casas, os seus filhos e as suas vidas.


Situado no início do século 20,  o filme acompanha a luta das mulheres pelo direito de votar. A trama gira em torno de Maud (Carey Mulligan), mulher trabalhadora e mãe que se junta a um grupo de ativistas e decide lutar por mais dignidade em casa e em seu ambiente de trabalho.

Meryl Streep interpreta Emmeline Pankhurst (1858 – 1928), ativista política britânica e líder do movimento Suffragette.

Streep comentou: “Cada filha deve saber essa história, cada filho escrevê-la no seu próprio coração“.

Helena Bonham Carter, Brendan Gleeson, Anne-Marie Duff e Ben Whishaw completam o elenco. 
Sarah Gavron (‘Brick Lane’) dirige a partir do roteiro de Abi Morgan (‘A Dama de Ferro’, ‘Shame’).

A estreia de Suffragette  acontece em 23 de outubro nos EUA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário